Março 1, 2021

Globo quebra protocolo no “Jornal Nacional” e fala sobre acusações de assédio contra Marcius Melhem: “Prova de transparência” – assista!

A TV Globo se pronunciou nesta terça-feira (8), a respeito do caso de Marcius Melhem e Dani Calabresa, em que o ex-diretor do canal é acusado de ter assediado sexualmente a humorista. Ao final do “Jornal Nacional”, os âncoras Ana Luiza Guimarães e André Trigueiro leram um comunicado no qual a emissora explica por que não fala abertamente das investigações internas que apuraram as denúncias contra o comediante.

“A Revista Piauí desse mês traz uma reportagem segundo a qual a atriz Dani Calabresa foi vítima de assédio sexual e moral por parte de Marcius Melhem, ex-diretor de Humor da Globo. Ao todo, a revista enumera duas vítimas de assédio sexual, 7 vítimas de assédio moral e 3 vítimas de assédio sexual e moral”, iniciou o texto, referenciando a extensa reportagem da Piauí, que detalhou os relatos chocantes do que Dani teria passado.

“A revista conta que a Globo abriu uma investigação interna sobre o assunto (procedimento conhecido como compliance). E informa que Melhem deixou a empresa em agosto deste ano. Diversos veículos de imprensa repercutiram a reportagem da revista”, pontuou Guimarães.

O “Jornal Nacional” falou sobre o caso envolvendo Melhem e Calabresa explicando os motivos pelos quais a Globo não revela detalhes de procedimentos internos. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na sequência, o editorial abordou o motivo pelo qual a empresa não havia se posicionado. “Ouvida pela Piauí e por esses veículos, a Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamentos abusivos. Mas que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos os seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, que resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas”, continuou Trigueiro.

[anuncio]

“Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas. Apesar desses esclarecimentos, a revista Piauí e outros veículos criticaram a Globo por não se manifestar sobre esse caso específico”, completou o apresentador. O comunicado prosseguiu explicando como espectadores poderiam saber de todas as informações disponíveis do caso. “Como prova de transparência, a Globo informa a seu público que a reportagem da Piauí pode ser lida, gratuitamente na internet, no site da Revista: piaui.folha.uol.com.br”, disse a âncora.

Foi então que o telejornal quebrou o protocolo ao citar o usuário de Dani Calabresa no Twitter e no Instagram, atitude muito incomum na emissora. “Embora também não aborde em público de forma direta as acusações a Marcius Melhem, Dani Calabresa tem falado sobre assédio em suas redes sociais. O perfil no Twitter e no Instagram é @calabresadani”, ressaltou Guimarães.

[anuncio]

Trigueiro finalizou citando a entrevista em que Melhem defende sua versão do caso, ao UOL. “E uma entrevista em que Marcius Melhem admite erros, mas se defende dizendo que nunca cometeu assédio, pode ser encontrada no portal UOL: uol.com.br/splash”, concluiu. Assista ao vídeo aqui:

Entenda o caso

Em dezembro de 2019, denúncias de assédio feitas por funcionárias da Rede Globo contra Marcius Melhem vieram à tona e deixaram o público chocado. Em agosto deste ano, após uma longa investigação do caso, o humorista foi desligado da emissora, após 14 anos de casa. Até então, nenhum detalhe sobre os relatos das vítimas ou sobre o processo iniciado pelo canal, havia sido divulgado.

As denúncias contra Marcius Melhem surgiram em dezembro de 2019. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em uma extensa reportagem da revista Piauí, que veio à tona na última sexta (4), o jornalista João Batista Jr. traz relatos reveladores de algumas das testemunhas de Dani Calabresa. Por anos, a atriz teria sido vítima de assédio sexual por parte de Melhem. Segundo a publicação, o primeiro deles aconteceu ainda em novembro 2017, durante uma festa de celebração ao 100º episódio do “Zorra”, após a reformulação do humorístico.

Durante o evento, Melhem teria tentando beijar a atriz a força, assim como também teria exibido suas partes íntimas para a colega. Esse, entretanto, foi apenas o primeiro dos episódios de assédio praticados, apontados na publicação. Leia os relatos na íntegra, clicando aqui.

O post Globo quebra protocolo no “Jornal Nacional” e fala sobre acusações de assédio contra Marcius Melhem: “Prova de transparência” – assista! apareceu primeiro em Notícias.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
11993455895