O ex-presidente da França Valéry Giscard d’Estaing, de 94 anos, morreu nesta quarta-feira 2 de complicações da covid-19. O político estava internado num hospital na cidade de Tours, na região oeste francesa, desde o início de novembro. Em setembro, ele já havia sido hospitalizado em Paris devido a uma infecção pulmonar.
De orientação centro-direita, Giscard d’Estaing governou a França entre 1974 e 1981 e sucedeu George Pompidou. Era considerado seguidor do general Charles de Gaulle, responsável por liderar a resistência francesa ao nazismo.
Sua administração ficou marcada por avanços progressistas, como a legalização do aborto, a liberação do divórcio e a redução da idade mínima para votar de 21 para 18 anos.
Também promoveu reformas liberalizantes na economia, dando os primeiros passos para a futura criação da União Europeia. Seu projeto de modernização incluiu pesados investimentos em infraestrutura, notadamente os trens de alta velocidade que hoje cortam a França de ponta a ponta.
Segundo comunicado da fundação que leva seu nome, o funeral será realizado “na mais estrita intimidade familiar”.
More Stories
Tratamento Psicológico Online
Jéssica Esteves explica por que chamou Celso Potiolli de ‘babaca’, e revela episódio bizarro que viveu no ar com o apresentador: ‘Escroto e antiprofissional’ – Assista
Jojo Todynho se irrita com boatos de que teria morrido, e dá a MELHOR resposta em vídeo; assista