Janeiro 15, 2021

Série faz piada de mau gosto com transplante de Selena Gomez, e fãs se revoltam nas redes sociais; Produção se manifesta e anuncia decisão

Selena Gomez foi alvo de piadas de muito mau gosto em um episódio de “Saved by The Bell”, reboot de uma série conhecida dos anos 1990. A produção estreou na última quarta (25) no Peacock, serviço de streaming da emissora NBC. Quando os fãs da cantora tomaram conhecimento das referências, neste sábado (28), eles demonstraram toda a sua indignação por meio das redes sociais. “Completamente desumano e insensível”, escreveu um deles.

Em uma das cenas em questão, enquanto um casal de adolescentes discute a relação, é possível enxergar ao fundo uma frase grafitada na parede, escrito: “A Selena Gomez sequer tem um rim?”. Em outro momento do episódio, a citação é ainda menos sutil, já que duas personagens discutem quem doou o rim para a cantora. Ao passo que uma delas argumenta que foi a “mãe de Justin Bieber”, a outra afirma que foi Demi Lovato, já que “as duas são melhores amigas”. Na verdade, a doadora foi a atriz e amiga pessoal de Selena, Francia Raisa.

Assista:

Selena Gomez realizou um transplante de rim em decorrência de complicações do Lúpus, doença autoimune com a qual foi diagnosticada em 2013. A doação, que partiu da amiga Francia Raisa, aconteceu em 2017. Na época, a cantora utilizou o Instagram para explicar os detalhes do procedimento e justificar sua ausência das redes sociais, além de agradecer Raisa por se voluntariar. “Ela me deu o maior dos presentes e sacrifícios doando um rim. Sou incrivelmente abençoada”, disse Selena.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Selena Gomez (@selenagomez)

A hashtag “Respect Selena Gomez”, que pedia respeito pela artista, ficou entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter. Além de repudiar as menções ao transplante de Selena, os internautas exigiram um posicionamento da Peacock, seja para se desculpar ou remover o episódio. Houve até mesmo a criação de um abaixo-assinado, demandando o cancelamento da série, que já ultrapassou mais de cinco mil assinaturas.

[anuncio]

“A gente nunca vai permitir que algo tão traumático pra ela, pra gente e pra qualquer pessoa que passe por [algo] tão serio quanto um transplante seja banalizado desse jeito. Essa luta é nossa”, escreveu uma fã. “Não sei que série é essa e nem quero saber, mas buscar fama desrespeitando e debochando da vida de uma pessoa que passou por uma cirurgia arriscada e luta contra isso todos os dias é totalmente sem noção”, declarou outra.

[anuncio]

Os fãs também resgataram fotos de arquivo e relatos realizados na época, chamando atenção para a falta de sensibilidade em fazer piadas com o assunto. Em uma entrevista dada ao jornal “NBC News”, em outubro de 2017, Selena e Francia falaram sobre o estado de Gomez antes do transplante, que mal conseguia abrir uma garrafa por falta de forças, e como foi a tomada de decisão das duas em realizar a cirurgia. Era, afinal, uma questão de vida ou morte, conforme descreveram.

Em nota divulgada aos veículos norte-americanos, a Peacock se desculpou pela controvérsia. “Nós pedimos desculpa. Nunca foi nossa intenção caçoar da saúde de Selena. Nós estivemos em contato com o time dela e faremos uma doação para seu fundo de pesquisas e caridade para o Lúpus, ‘The Selena Gomez Fund for Lupus Research at USC’”, escreveu a responsável pelo seriado.

[anuncio]

A cantora não se manifestou até o momento, mas sua doadora, Francia, comentou o pedido de desculpas do serviço de streaming em sua conta no Twitter. “Agradecemos o pedido de desculpas, mas não vamos nos esquecer dos doadores que se sentiram potencialmente ofendidos e rejeitados pela tinta spray escrita na parede”, pontuou a atriz.

“Como uma doadora de rim, quero mostrar amor e deixar que outros doadores saibam que vocês não estão sozinhos. Vocês são vistos. Vocês são apreciados. Vocês são tão corajosos e este ato altruísta é muito apreciado e valorizado!”, completou Raisa.

O post Série faz piada de mau gosto com transplante de Selena Gomez, e fãs se revoltam nas redes sociais; Produção se manifesta e anuncia decisão apareceu primeiro em Notícias.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp