Dezembro 1, 2020

Trump demite o secretário de Defesa, Mark Esper

Desentendimentos entre Trump e Esper se intensificaram nos últimos meses

Desentendimentos entre Trump e Esper se intensificaram nos últimos meses

Jonathan Ernst / Reuters – Arquivo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (9) que o secretário de Defesa, Mark Esper, foi demitido e que Christopher Miller, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, será secretário interino de Defesa a partir de agora.

Leia também: Biden eleito: além de Bolsonaro, que outros líderes mundiais não cumprimentaram democrata pela vitória

“Mark Esper foi eliminado”, disse Trump no Twitter. “Tenho o prazer de anunciar que Christopher C. Miller, o diretor altamente respeitado do Centro Nacional de Contraterrorismo (confirmado por unanimidade pelo Senado), será o Secretário Interino da Defesa, com efeito imediato.”

Meses de desentendimentos

Esper já vinha tendo desentendimentos com Trump há meses. O principal deles aconteceu em junho, quando o presidente ameaçou usar tropas do Exército para reprimir os protestos contra o racismo e a brutalidade policial que tomaram conta do país após a morte de George Floyd.

Como Esper insistiu em deixar os militares como última opção, acabou desagradando Trump, que enviou tropas da Guarda Nacional para diversas cidades, ampliando a violência.

Segundo a imprensa norte-americana, Esper aguardava a demissão e tinha escrito até mesmo uma carta pedindo desligamento do governo.

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511987618725