Dezembro 1, 2020

Bolsonaro aguarda recontagem de votos e ações para felicitar Biden

Na imagem, o presidente Jair Bolsonaro

Na imagem, o presidente Jair Bolsonaro

Marcos Corrêa/PR – 06.11.2020

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) segue para o terceiro dia consecutivo em que não felicita, de forma pública, Joe Biden pela vitória sobre Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

De acordo com interlocutores, a tendência é que Bolsonaro se manifeste publicamente a Biden apenas após a conclusão de recontagens de voto, solicitadas por Trump em alguns Estados, e dos combates judiciais. Dessa forma, o resultado oficial é aguardado por Bolsonaro ante o comunicado de felicitação ao democrata.

A posição do presidente brasileiro é a mesma de outros líderes mundiais como Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China), Kim Jong-Un (Coreia do Norte), Andrés Manuel López Obrador (México) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia). Todos esses também aguardam a recontagem de votos e o fim das questões judiciais.

Leia mais: “Vamos aguardar, é prudente”, diz Mourão sobre vitória de Joe Biden

Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos no último sábado (7), de acordo com projeção da AP (Associated Press). Trump, por sua vez, não reconheceu a derrota, disse que a eleição foi fraudada sem apresentar provas e acionou a Justiça em vários Estados do país.

Na avaliação de pessoas próximas a Bolsonaro, há a possibilidade de reviravolta da eleição norte-americana. “Imagine dar parabéns hoje para o Biden, e amanhã para o Trump”, disse um interlocutor.

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511987618725