Novembro 29, 2020

Biden indica médica brasileira para força-tarefa contra covid-19

Luciana Borio está entre indicados de Biden para força-tarefa contra a pandemia Michael Reynolds / EFE - EPA - Arquivo A médica brasileira Luciana Borio, especialista em imunizaçã...
Luciana Borio está entre indicados de Biden para força-tarefa contra a pandemia

Luciana Borio está entre indicados de Biden para força-tarefa contra a pandemia
Michael Reynolds / EFE – EPA – Arquivo

A médica brasileira Luciana Borio, especialista em imunização, está entre os indicados por Joe Biden, projetado no último sábado como presidente eleito dos EUA, para fazer parte de uma força-tarefa que irá traçar um plano contra a pandemia do novo coronavírus para ser implementado a partir da posse, em janeiro.

Leia também: Biden lista prioridades: pandemia, crise, clima e igualdade racial

Ela já ocupou diversos cargos em órgãos de saúde do governo norte-americano e ajudou na elaboração de estratégias de combate às epidemias de ebola e zika, entre outras. Também foi, por dois anos, a cientista-chefe da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos do país.

Até 2018, ela trabalhou para o Conselho Nacional de Segurança (NSC, na sigla em inglês), como diretora da área de biodefesa e prevenção. O departamento foi extinto pelo governo de Donald Trump.

Borio vive nos EUA desde a década de 1980 e se formou em Medicina em 1996 na Universidade George Washington, na capital do país.

Além dela, farão parte da força-tarefa o ex-cirurgião-geral Vivek Murthy, o ex-comissário da Food and Drug Administration (FDA), David Kessler, e a médica Marcella Nunez-Smith, professora de Saúde Pública da Universidade de Yale.

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511993455895