Dezembro 1, 2020

Netanyahu parabeniza Biden por vitória nas eleições nos EUA

Netanyahu diz ter bom relacionamento com Biden

Netanyahu diz ter bom relacionamento com Biden
Yoav Dudkevitch / Pool via EFE – EPA – 13.9.2020

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou neste domingo o democrata Joe Biden, que segundo projeções de grande parte da imprensa americana venceu as eleições nos EUA derrotando o atual presidente, Donald Trump.

‘É tempo de curar os EUA’, diz Joe Biden em 1º discurso como eleito

“Parabéns Joe Biden e Kamala Harris”, escreveu o chefe de governo israelense no Twitter, fazendo referência também à candidata a vice-presidente.

Netanyahu disse ter um relacionamento pessoal longo com Biden há quase 40 anos e que o vê como um grande amigo de Israel. “Estou ansioso para trabalhar com ele e a vice-presidente eleita para fortalecer ainda mais a parceria especial entre os Estados Unidos e Israel”, afirmou.

Em outro tweet, o premiê agradeceu a Trump pela “amizade que mostrou ao Estado de Israel” e a ele pessoalmente em seu mandato. O republicano, que até agora não reconheceu a derrota, foi o responsável por que os EUA reconhecessem Jerusalém como a capital israelense.

Com a derrota de Trump, Netanyahu perde um grande parceiro, com o qual manteve uma grande harmonia política e ideológica nos últimos quatro anos, e que ousou quebrar o consenso histórico nos EUA para favorecer as posições israelenses.

Por sua vez, o presidente de Israel, Reuvén Rivlin, também parabenizou Biden e Harris pela vitória. Em um comunicado, desejou-lhes “grande sucesso” e os convidou a visitar Jerusalém em breve.

A mudança na Presidência dos EUA pode ter implicações para a política israelense. Os analistas previam que, se Trump fosse reeleito, haveria uma alta probabilidade de que Netnayahu convocasse novas eleições enquanto, se Biden ganhasse, seria mais provável que ele mantivesse o governo de unidade com Beny Gantz, que deveria substituí-lo no final do ano que vem.

Uma pesquisa do Instituto Israel Democracia apontou que 63% dos israelenses preferiam uma vitória do republicano na corrida pela Casa Branca, acreditando que sua permanência continuada seria de seu melhor interesse, em comparação com 17% que escolheram Biden.

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511987618725