Fevereiro 25, 2021

Luis Arce toma posse como novo presidente da Bolívia

Cerimônia ocorreu neste domingo (8) nos arredores da Praça Murillo

Cerimônia ocorreu neste domingo (8) nos arredores da Praça Murillo
EFE

O novo presidente da Bolívia para os próximos cinco anos, Luis Arce, tomou posse neste domingo (8). A cerimônia contou a presença de Felipe VI e dos presidentes de Argentina, Alberto Fernández; Colômbia, Iván Duque; e Paraguai, Mário Abdo Benítez, além de representantes de outros países das Américas, além da Europa e da Ásia. O Brasil não enviou representante.

Anteriormente, Aymara David Choquehuanca foi empossado como vice-presidente, cargo que também inclui a presidência do Parlamento. O partido dos dois e do ex-presidente Evo Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS), tem a maioria, embora não mais a de dois terços.

Vestido com um terno escuro, com uma camisa clara e sem gravata, Arce prestou juramento com a mão direita sobre o coração, enquanto Choquehuanca jurou com o punho esquerdo levantado, o sinal que identifica o MAS.

O ex-ministro da economia de Evo Morales venceu as eleições gerais da Bolívia em 18 de outubro com 55,1% dos votos e tem mandato previsto até 2025, ano do bicentenário da independência do país vizinho.

A posse de Arce marca o retorno do partido ao poder pouco mais de 12 meses após a crise política ter quebrado uma hegemonia de 14 anos de Morales como presidente.

Nos arredores da Praça Murillo, onde estão localizados o Palácio do Governo e a sede do Legislativo boliviano, milhares de apoiadores do MAS que chegaram a La Paz provenientes de diferentes províncias e regiões nos últimos dias esperavam para testemunhar a posse de Arce e para desfilarem após a cerimônia oficial.

You may have missed

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
11993455895