Dezembro 3, 2020

Trump posta que ganhou eleição e Twitter chama fala de questionável

Trump foi derrotado nas urnas por Joe Biden

Trump foi derrotado nas urnas por Joe Biden
Carlos Barria/Reuters – 4.11.2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não reconheceu a vitória de seu adversário nas urnas, o democrata Joe Biden. No Twitter, o republicano se manifestou dizendo que ele era o ganhador da eleição dos EUA e chamou o pleito de fraudulento, sem apresentar provas. A rede social marcou a publicação como questionável. 

Leia também: Líderes mundiais dão parabéns a Joe Biden nas redes sociais

“Os observadores não foram autorizados a entrar nas salas de contagem. Ganhei a eleição, consegui 71 milhões de votos legais. Coisas ruins aconteceram que nossos observadores não foram autorizados a ver. Nunca aconteceu antes. Milhões de cédulas de correio foram enviadas para pessoas que nunca pediram por elas!”, escreveu o magnata americano.

Abaixo da publicação, o Twitter colocou o seguinte aviso: “Esta alegação sobre fraude eleitoral é contestada”. Observadores republicanos de fato tiveram acesso a quase todos os locais de apuração no país.

Na sequência, Trump reafirmou: “71 milhões de votos legais. A maior votação para um presidente no cargo”. De fato, 70,3 milhões de votos até o momento é a maior votação para um presidente no exercício do cargo. Biden, no entanto, recebeu a maior votação da história, com 74,5 milhões.

Essa foi a primeira manifestação de Trump após veículos de imprensa projetarem a vitória democrata. Segundo a imprensa norte-americana, pessoas próximas ao presidente disseram que ele não irá reconhecer facilmente a derrota.

Vitória de Biden

Joe Biden será o 46º presidente dos EUA. Ele foi considerado vitorioso após superar Trump na Pensilvânia. Ele chegou a 290 votos no Colégio Eleitoral e venceu a disputa, segundo as projeções da Associated Press (AP).

Donald Trump prometeu contestar na Justiça o resultado das urnas. Por isso, pode haver alguma demora para oficializar o fim da eleição norte-americana.

Essa é apenas a segunda vez nos últimos 40 anos que um presidente não conquista a reeleição no país. O último foi o também republicano George Bush derrotado no fim de seu primeiro mandato por Bill Clinton, em 1992 .

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511987618725