Novembro 28, 2020

Índice de desemprego nos EUA cai para 6,9% em outubro

Desempenho reflete a retomada contínua da atividade econômica, diz órgão Freepik O índice de desemprego nos Estados Unidos caiu em outubro para 6,9%, um ponto percentual a menos q...
Desempenho reflete a retomada contínua da atividade econômica, diz órgão

Desempenho reflete a retomada contínua da atividade econômica, diz órgão
Freepik

O índice de desemprego nos Estados Unidos caiu em outubro para 6,9%, um ponto percentual a menos que o registro de setembro (7,9%), informou nesta sexta-feira (6) o Departamento do Trabalho.

Em outubro, a maior economia do mundo, ainda abalada pela pandemia de covid-19, somou 638 mil postos de trabalho – no mês anterior, houve ganho de 661 mil.

“As melhoras no mercado de trabalho refletem a retomada contínua da atividade econômica que havia sido reduzida devido à pandemia de covid-19 e os esforços para contê-la”, disse o Escritório de Estatísticas Trabalhistas.

“Em outubro, houve ganhos notáveis de emprego nos setores de lazer e hotelaria, serviços profissionais e empresariais, varejo e construção”, acrescentou o órgão do governo americano. Além disso, o setor manufatureiro empregou 66 mil e 38 mil pessoas em setembro e outubro, respectivamente.

No mês passado, o setor privado somou 906 mil postos, mais que os 877 mil registrados em setembro. Os salários médios dos trabalhadores, por sua vez, aumentaram 0,1% em outubro, mesmo percentual registrado no mês anterior. No ano, o aumento é de 4,5%, ainda segundo o Escritório de Estatísticas Trabalhistas.

Por outro lado, houve queda de 268 mil cargos no serviço público, principalmente devido à demissão de funcionários que haviam sido contratados temporariamente para trabalhar no censo.

Na quinta-feira (5), o Departamento do Trabalho informou que na semana que terminou em 31 de outubro foram feitos 751 mil novos pedidos de seguro-desemprego, contra 791 mil pedidos na semana anterior.

Na semana que terminou em 24 de outubro, de acordo com o governo, havia 7,3 milhões de pessoas recebendo esse benefício, em comparação com 7,8 milhões na semana anterior.

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511993455895