Dezembro 3, 2020

Pensilvânia entra na reta final e pode definir eleição nos EUA

Apuração continua para milhares de votos em Filadélfia, na Pensilvânia

Apuração continua para milhares de votos em Filadélfia, na Pensilvânia

Tracie van Aucken / EFE – EPA – 4.11.2020

Com dois dias de contabilização de votos, o Estado da Pensilvânia pode definir o vencedor da eleição dos EUA nesta quinta-feira (5). Ainda restam cerca de 400 mil votos a serem apurados e a vantagem do presidente Donald Trump sobre o democrata Joe Biden vem diminuindo a cada nova atualização.

Leia também: Votos de Nevada e Geórgia podem definir eleição nos EUA nesta 5ª

No início da noite desta quinta, com 93% dos votos contabilizados, Trump tem 3,243.447 votos (50,1% do total), contra 3.147.777 (48,6%) de Biden. Para ser reeleito, o republicano não pode perder a vantagem de pouco mais de 95 mil votos que tem no momento.

Acompanhe a apuração da eleição dos EUA no mapa interativo

Sem os 20 delegados da Pensilvânia no Colégio Eleitoral, ele não tem como vencer. Biden precisa de 17 para chegar aos 270 necessários para conquistar a presidência.

Em coletiva, a secretária de Estado da Pensilvânia, Kathy Boockvar, disse à imprensa norte-americana que espera que a maior parte dos votos restantes seja contabilizada ainda nesta quinta ou, no máximo, na manhã de sexta.

“Acho que sim, podemos fazer isso. Acredito que muitas das cédulas já foram contabilizadas e só falta subir os dados para o servidor”, explicou Boockvar.

Corrida apertada

Além da Pensilvânia, outros 5 Estados que ainda estão no processo de apuração dos votos ainda não estão definidos. Em dois deles, Alasca e Carolina do Norte, Trump é favorito para ganhar. Nos outros três, Nevada, Arizona e Geórgia, a corrida ainda está próxima demais.

Com 213 votos, Trump precisa vencer na Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte, Alasca e um dos dois onde Biden está na frente, Arizona e Nevada. Biden tem 253 e conquista a presidência se vencer apenas na Pensilvânia ou em Arizona e Nevada.

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
01511987618725